Rituais: autoconhecimento, prazer e cura

Projeto de fotojornalismo explora os conceitos de ritual e registra práticas artísticas, esportivas, meditativas e xamânicas

O ensaio Rituais: autoconhecimento, prazer e cura propõe mostrar que diferentes práticas podem ser consideradas ritualísticas. Neste sentido, adotamos, além do significado de ritual, seus sinônimos, que dizem respeito a costumes, padrões, regras e protocolos. Entendemos que todo exercício com início, meio e fim e para o qual observam-se normas, pode ser considerado um ritual, um mantra.

Expandidas as possibilidades a serem fotografadas, estabelecemos também que a presença do hábito na vida do praticante deveria ser uma escolha livre e que os rituais em si deveriam proporcionar os valores simbólicos de autoconhecimento, prazer e cura. Assim, chegamos às seguintes atividades a serem registradas:

Ritual xamânico com Ayahuasca
Instituto Céu dos Colibris

Originada na cultura indígena amazônica, a Ayahuasca propicia a expansão da consciência e um profundo contato com o eu interior, sendo utilizada ainda no tratamento de distúrbios como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e dependência química (Fotos: Guilherme Ribeiro)

Yôga
Mahá: Yôga de alta performance

SwáSthya é nome da técnica milenar que agrega todos os elementos das demais modalidades de Yoga. Dinâmica, racional e isenta de misticismos, é adotada pelo Mahá no caminho pelo autoconhecimento e aproveitamento dos limites de flexibilidade, força e destreza do corpo. (Fotos: Juliana Gálico e Isabela Almeida)

Capoeira Angola
Os Angoleiros do Sertão

Mandinga, estratégia, jogo e diálogo marcam a ideologia da Capoeira Angola, a mais antiga vertente criada pelos negros como forma de resistência à escravidão e adotada desde 1980 pela escola Angoleiros do Sertão, criada por Mestre Claudio Costa em Feira de Santana/BA. (Fotos: Giovana Guerra e João Pedro Voltarelli)

Teatro
Núcleo Solar de Teatro

Corpo, emoções, mente e espírito são os elementos treinados e disciplinados nos encontros do grupo, que busca também refletir sobre si e o universo através da manifestação artística e da exploração expressiva da linguagem corporal. (Fotos: Giovana Guerra, João Pedro Voltarelli e Luana Antunes)


Sala de Aula – TV Unesp

A proposta do ensaio Rituais: autoconhecimento, prazer e cura foi apresentada no programa Sala de Aula, da TV Unesp, com Mayra Ferreira em julho de 2019. Confira:


Atuei como Editor, Produtor e Fotógrafo no ensaio Rituais: Autoconhecimento, Prazer e Cura. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Fotojornalismo II, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus de Bauru, ministrada pelo Prof.º Dr. Francisco Machado Filho.