Documentário "Bagagem de Hostel"

Projeto de estudantes de jornalismo mergulha na dinâmica de um hostel em São Paulo para conhecer as histórias de seus hóspedes e moradores

Os hostels são um tipo de estadia com bom custo benefício cuja principal característica é o compartilhamento. Desconhecidos, os hóspedes dividem uns com os outros não apenas espaços, como cozinha, sala de estar, banheiros e dormitórios, mas também suas histórias, experiências e saberes.

Da curiosidade de compreender de perto essa dinâmica, nasce o documentário “Bagagem de Hostel”, produzido por mim, Guilherme Ribeiro, e Leandro Gonçalves. Ao longo de 17 dias, nos hospedamos no Beats Hostel Bar, na cidade de São Paulo, para observar o dia-a-dia e entrevistar os viajantes e moradores do lugar.

Confira:

Projeto Jornalistas no Beliche

O documentário Bagagem de Hostel, além de fruto da aventura vivida por mim, Guilherme, e Leandro, é também o resultado do projeto “Jornalistas no Beliche”, criado como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp.

A proposta foi iniciada nos primeiros meses de 2020 e contou com diferentes etapas, como a criação de uma campanha de financiamento coletivo, a elaboração de conteúdos para mídias sociais, além da produção e pós-produção do conteúdo audiovisual que resultou no documentário “Bagagem de Hostel”.

Campanha de financiamento coletivo

Lançada em julho de 2020 na plataforma Catarse, a campanha de financiamento coletivo “Jornalistas no Beliche” buscou arrecadar fundos para despesas de locomoção, estadia, alimentação e equipamentos. Compartilhamos a ideia via Facebook, Instagram, e-mail e WhatsApp, pedindo a colaboração de amigos, familiares, professores, ex-professores e profissionais da área de Jornalismo.

Para recompensar os doadores, lançamos brindes físicos, simbólicos e digitais, incluindo de agradecimentos via mídias sociais a e-book com guia turístico e kit viagem artesanal.

Não alcançamos a meta estipulada pela campanha, mas com reorganização de prioridades e planejamento financeiro fizemos do arrecadado o necessário para dar continuidade ao projeto.

Conheça a página da campanha de financiamento coletivo “Jornalistas no Beliche” no Catarse.

​Mídias Sociais

​O Facebook e o Instagram foram nossos principais canais de divulgação do projeto Jornalistas no Beliche, onde avisamos sobre o lançamento da campanha de financiamento coletivo, falamos de nossas inspirações e contamos sobre os estágios mais relevantes da produção.

Apesar de não termos formação em Design – e de não ter havido orçamento para contratação de serviço especializado – nos dedicamos a criar uma identidade visual com símbolos, cores, padrões e ideias relacionadas ao universo de viagens e hostels.

Conheça os perfis do projeto Jornalistas no Beliche no Instagram e no Facebook.

​Inspiração, produção e pós-produção

Leandro e eu, Guilherme, tínhamos muito claro o que queríamos para o TCC desde as primeiras conversas e brainstorms. Seria uma produção audiovisual, com certa linguagem literária e construída a partir de histórias contadas por personagens – não apenas fontes. Estávamos profundamente inspirados pela obra de Eduardo Coutinho. Sobretudo, Edifício Master, Santo Forte e O Fim e o Princípio nortearam muito do nosso caminho.

A escolha de nos hospedar no hostel e vivenciar com tamanha proximidade a realidade que tentaríamos registrar foi essencial para nos conectar com os entrevistados, estabelecer laços, entender a rotina do local e encontrar os melhores lugares e ocasiões para rodar as gravações.

De volta para casa, nos dedicamos a decupar, roteirizar e editar o curta-metragem a ser entregue para a banca avaliadora do TCC, além de produzir o relatório do trabalho. As gravações foram submetidas a tratamentos de som – para redução de ruídos e correção de amplitude – e imagem – ângulo, enquadramento e cores.

Assista a Edifício Master e Santo Forte, de Eduardo Coutinho.

Versões

​Até o momento, concluímos a edição de uma versão curta-metragem do documentário Bagagem de Hostel, feita exclusivamente para a banca avaliadora do TCC e dentro das normas de duração estipuladas pelo curso de Jornalismo da Unesp. Nela, apenas parte dos entrevistados são contemplados e as falas escolhidas buscam apresentar de maneira sucinta a dinâmica de um hostel.

Futuramente, nos dedicaremos a editar a versão oficial e completa, um longa-metragem que inclua todos os viajantes e moradores que conversaram conosco e compartilharam tanto de si.

Por ora, a ideia para esta segunda versão é valorizar ainda mais as personalidades dessas personagens e suas experiências em hostels.


Documentário curta-metragem produzido por Guilherme Ribeiro e Leandro Gonçalves como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, campus de Bauru, sob orientação do Prof.º Dr. Francisco Machado Filho.