Confira como foi último debate Lula x Bolsonaro para as Eleições 2022

Transmitido pela TV Globo, encontro decisivo entre Lula e Bolsonaro foi realizado a dois dias do segundo turno, que acontece neste domingo (30)

Faltando apenas DOIS dias para uma das eleições mais importantes da história do Brasil, os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva – favorito nas pesquisas – e Jair Bolsonaro participaram nesta sexta (28) do último debate.

O encontro, transmitido pela TV Globo e com a mediação de William Bonner, foi dividido em quatro blocos com perguntas, respostas, réplicas e tréplicas sobre temas livres e pré determinados, para as quais os candidatos deveriam controlar bem o próprio tempo.

Vitória de Lula para governar o Brasil pelos próximos 4 anos é a esperança de mais da metade dos povo brasileiro (Montagem: Diálogos do Sul Global)

Um dos primeiros assuntos do debate foi o salário mínimo, com Lula questionando Bolsonaro por que, durante esses quatro últimos anos, o atual governo não ofereceu aumento real.

Dois termos repetidos por ambos os candidatos foram “mentira” e “mentiroso”. Enquanto Bolsonaro os usava para referir a Lula, fazia ao vivo, afirmações falsas sobre o opositor ou sua própria atuação na presidência. Foi o caso de quando acusou Lula de ir ao Complexo do Alemão para se encontrar com traficantes, ou tomou para si o programa de transposição no Nordeste.

Bolsonaro se utilizou também de figuras marcadas, estigmas e preconceitos já presentes no debate público no Brasil. Alguns exemplos: direito ao aborto, legalização das drogas, “ideologia de gênero”, porte de arma, Venezuela e Cuba, incluindo o programa Mais Médicos.

Entre os vários pedidos de resposta concedidos e negados, um notável foi o requerido por William Bonner, após ser mencionado por Bolsonaro:

No tocante ao combate à pobreza, Lula lembrou sobre a gama de políticas públicas oferecidas por seu governo, explicando a Bolsonaro e ao público que benefícios são se limitavam ao Bolsa Família – cujo valor foi criticado pelo ex-militar. Além disso, o atual governante repetiu fala recente de que o Auxílio Brasil é suficiente para que população não viva na extrema pobreza:

Durante discussões sobre a temática de geração de emprego, Bolsonaro pediu que o Lula o parabenizasse pelos índices de trabalho alcançados com sua atuação. Tais índices, no entanto, são falhos, conforme lembrou Lula:

A expectativa para o segundo turno, que acontece neste domingo, 30 de outubro, é grande. Na última pesquisa Ipec, Lula figura com 54% das intenções de voto, contra 46% de Bolsonaro.

A vitória do ex-presidente e candidato do PT, para governar o Brasil pelos próximos 4 anos, é a esperança de mais da metade dos povo brasileiro que há 4 anos aguarda o fim desse desgoverno de ódio, morte e violência.


* Com informações de UOL.
** Texto publicado originalmente em Diálogos do Sul Global.