O que sabemos sobre a covid-19 e os pets?

Conhecimento sobre o tema ainda é limitado, mas existem recomendações para manter a segurança dos humanos e dos animais de estimação

A pandemia da covid-19 gera muitas dúvidas e medos, inclusive sobre os pets. Podemos transmitir a doença para os animais? E o contrário? É possível que cães e gatos nos passem o novo coronavírus?

A Ciência tem se dedicado a entender o tema e por enquanto há casos isolados em que pets testaram positivo após os tutores. Por isso, alguns cuidados são recomendados para a segurança tanto de nós, humanos, como dos bichinhos de estimação. Confira:


Nota 1: o assunto recebe novas atualizações a todo momento e, até a data desta postagem, não havia indícios de que animais de estimação possam transmitir a covid-19 a humanos.

​Nota 2: quando este vídeo foi produzido, a pandemia no Brasil estava em seus estágios iniciais e muito variava o artigo usado para preceder o termo “covid-19”. Aos poucos, grande parte dos veículos de comunicação decidiu pelo uso do feminino “a”, amparada na compreensão de que a covid-19 é uma doença – um substantivo feminino. Neste sentido, o título e o texto desta página e do vídeo no YouTube foram atualizados em setembro de 2020. Para saber mais, leia o texto publicado pelo Jornal da USP: Covid tem gênero?


Vídeo produzido para a disciplina Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, campus Bauru, sob orientação do Prof. Me. Matheus Ramalho Orlando. Imagens de uso gratuito por Pexels e Pixabay. Música de uso gratuito por Audio Library/Youtube.